Inovador no Nordeste, o projeto reduz a quantidade de lixo nos aterros sanitários e ainda impulsiona a inovação
gerando valor para os negócios.
Das embalagens utilizadas na alimentação ao transporte de produtos e equipamentos frágeis, o isopor, conhecido tecnicamente na indústria como EPS (poliestireno expandido), é um material altamente utilizado no nosso dia a dia. Se, por um lado, ele é sinônimo de praticidade na rotina, por outro, o descarte adequado do material é um desafio. No Ceará, um projeto inovador tem revolucionado a economia e a sustentabilidade.
A empresa Mundo Limpo Reciclados, localizada em Pacatuba, Região Metropolitana de Fortaleza, transforma os resíduos de isopor em matéria-prima para a produção de rodapé sustentável utilizado na construção civil.
“Por meio da tecnologia e de um processo exclusivo, a Mundo Limpo Reciclados coleta, seleciona e transforma esses resíduos de isopor em insumos para a fabricação de rodapés utilizados na construção civil, promovendo a preservação ambiental e a economia circular, que é um modelo de produção e consumo capaz de viabilizar a reciclagem de materiais e produtos, estendendo seu ciclo de vida pelo maior tempo possível evitando o acumulo de resíduos nos aterros e , reduzindo a extração de recursos naturais”, explica a CEO da indústria Mundo Limpo Reciclados, Maria Helena Botelho.
Em 2024, a Mundo Limpo produziu um volume de 4 mil metros cúbicos de matéria-prima para a fabricação de rodapés, o equivalente a 40 toneladas. Esse ano, a meta é dobrar a produção. O destino é o sul do Brasil. De Pacatuba segue para o Porto do Pecém e de lá, o caminho é a rota marítima.
“O material coletado que trabalhamos vem do descarte de indústrias que adotam a sustentabilidade como prioridade e fazem a destinação correta dos seus resíduos com a Mundo Limpo Reciclados. Quando a sociedade e as empresas adotam a gestão eficiente dos resíduos recicláveis, todos saem ganhando já que reduzimos a poluição, reduzimos a extração de novas matérias-primas da natureza e impulsionamos a economia ao criar novos negócios e novas oportunidades de emprego e renda”, informa Maria Helena Botelho.
Mundo Limpo Reciclados
Certificada pela norma ISO 14.001, a empresa Mundo Limpo Reciclados é especializada na coleta, transporte e destinação final de resíduos sólidos recicláveis. Referência no mercado, a empresa tem como missão promover a sustentabilidade e a economia circular através de projetos socioambientais que visam reduzir o consumo de resíduos industriais e reaproveitar materiais, contribuindo para a preservação do meio ambiente.
Confira o conteúdo na íntegra no link:
https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/opiniao/colunistas/victor-ximenes/industria-cearense-transforma-residuo-de-isopor-em-material-de-construcao-1.3626253